segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Unidade2- Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas
Unidade II – atividade7
Alun(o)a: Maria Amélia e Neuzimar


Relatório


Nome Projeto: “ESSE É MEU NOME”

O principal objetivo dos trabalhos realizados no Centro de Educação Profª. Alanira Benedita de Carvalho Brito, uma escola especial mantida pela APAE de Inocência, é a integração social de nossos alunos.
Atendemos atualmente a 20 alunos excepcionais, na sua maioria deficiente mentais, com idade cronológica superior a 20 anos, que ainda estão em lento processo de alfabetização.
Planejamos uma aula na sala de tecnologia. Uma atividade que cujo objetivo principal é levar o aluno a reconhecer a grafia do próprio nome. Nosso projeto envolveu todos os alunos da escola. Objetivamos também elevar a auto estima desses alunos, valorizando sua imagem inserida em uma tela de computador.

E assim ficou o nosso planejamento:

Componente Curricular

Língua Portuguesa

Eixo temático

Língua oral
Prática de leitura
Produção escrita
Análise lingüística

Conteúdos
Vivência em situação comunicativa envolvendo expressão verbal.
Ampliação do vocabulário
Produção de texto individual, usando o conhecimento de que dispõe: nomes.
Observação de recursos utilizados, com apoio do professor, para obtenção de determinados efeitos de sentido: letra maiúscula em nomes próprios.

Objetivos
Reconhecer a escrita do seu nome;
Identificar letra maiúscula e minúscula;
Socialização;
Elevar a auto-estima do aluno;

Metodologia
Fotografar o rosto de todos os alunos da turma.
Montar no PowerPoint uma imagem bem atraente e espalhar de forma aleatória o nome de todos os alunos da turma. Em cada nome, inserir um link com a foto do aluno.
Levar os alunos para a sala de informática para desenvolver a atividade.

Propor aos alunos que identifique o seu nome dentre os demais que estão na imagem e clicar. Se acertar irá abrir a sua foto. Se errar irá abrir a foto do colega.


Avaliação
Verificar se os alunos conseguem identificar ou ler seu próprio nome.


Após planejarmos, tiramos fotos de todos os alunos. Eles estavam curiosos para saber o que iríamos fazer com as fotos. Fizeram pose, soltaram os cabelos e “Flesh”...



Preparamos a atividade no PowerPoint. Pesquisamos uma imagem na internet, fizemos algumas adaptações e colocamos os nomes de todos os alunos com link da foto. Tivemos que montar slides com todas as fotos e nomes.


Depois de montarmos a atividade, resolvemos fazer um slide de abertura. Pesquisamos outra imagem, fizemos adaptações e estava pronta nossa atividade.


Levamos os alunos, por turma, para a sala de tecnologia.
A reação dos alunos ao verem sua foto no computador foi muito emocionante. Alguns diziam que estavam arrepiados... E não se contentaram em ver somente sua foto, queriam ver também a foto dos colegas. O Resultado foi melhor do que esperávamos.
Nessa atividade trabalhamos a grafia do nome somente em letra maiúscula na identificação do nome e maiúscula\minúscula na identificação da foto.



Conclusão:

A Deficiência Mental é uma das mais difíceis de trabalhar. O aluno tem que ser estimulado constantemente com atividades que lhe despertem a atenção, lhes proporcionem bem estar e interesse. Para esses alunos o processo de aprendizado é muito lento. Toda e qualquer e evolução é digna de comemoração. Assim foi o desenvolvimento desta atividade. Cada acerto um sorriso, uma reação de vitória, de orgulho por ter acertado. E como prêmio, poder ver a própria imagem na tela do computador. Para nós educadores, a satisfação de mais uma conquista. Só quem trabalha com alunos excepcionais poderá entender o quanto isso significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário