quarta-feira, 3 de outubro de 2012

 RELATÓRIO 
 ESCRITAS MANUAIS E DIGITAIS
Ao refletir sobre e importância da comunicação e da expressão escrita nas práticas da escolares podemos dizer que o domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva,e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguistica, são condições de possibilidades plena participação social no cotidiano em sala de aula são diversas as formas de expressar o que sabemos mas, a base principal deste sistema de ensino é a leitura e a escrita. 
Com o avanço da tecnologia esse sistema tornou mais atrativo, pois exige menos dos nossos alunos e com isto estamos tendo possíveis perdas com a estética das letras manuais e o famoso plágio control c control v, a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo do esforço da digitação, sendo que antes do computador os alunos copiavam textos, mas como faziam manualmente eram obrigados a ler o que estava copiando, sabemos que ao escrever um texto o aluno passa a ter um raciocínio mais rápido e habilidade de escrita maior. Esses problemas podem ser minimizados com os cuidados do professor.
Segundo Vasconcelos a praticidade da escrita com o uso tecnológico é visível pela facilidade de alteração de um documento. Ao escrever o usuário pode selecionar trechos e realizar edições como mover, apagar, substituir palavras, etc.
O aspecto da leitura e escrita digital que consideramos um ganho é a comunicação rápida entre as pessoas do mundo todo. Mas junto com a escrita digital também surgiu a exclusão das regras  ortográficas e gramaticais, sendo elas não utilizadas, literalmente esquecidas...
Devemos incentivar os alunos a se comunicar através dos meios digitais com as pessoas de várias partes do mundo, pois sabemos da importância do intercâmbio de culturas. Salientando, também com eles a diferença das linguagens utilizadas na comunicação digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário