quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PORTFÓLIO.


Unidade 1

( Tecnologia na sociedade, na vida e na escola)


Basta um simples olhar atento na educação, para acreditar que o professor tem que ser um eterno aprendiz.
Por isso é que me escrevi neste curso no primeiro módulo, “Tecnologia na sociedade, na vida e na escola”, desenvolvi as seguintes atividade relacionada a vários assuntos: Na atividade 1, me apresento como educadora visando que “Buscar é aprender sempre”.
As atividades 2 e 6 foram postadas no Diário de Bordo, onde postei as minhas idéias do uso das tecnologia na escola e na sociedade.
No Fórum1 foi muito divertido, pois tive a oportunidade de conhecer melhor minha turma, expor minha opinião sobre o dever do educador e de também conhecer a opinião de meus colegas.Para realizar a atividade 3, primeiro assisti ao vídeo do professor Ladislau e no Fórum 2 registrei minha opinião e comentei a dos meus colegas. Os diálogos entre os colegas no fórum servem para enriquecer nosso conhecimento e interagir com grupo. Aprender a conhecer: Aprender a fazer: aprender a viver: Viver juntos o desafio da Educação.
Na atividade 4, montei slides mostrando as tecnologias existentes e como são utilizadas em minha escola. Esta atividade foi muito difícil, porque eu nunca tinha ouvido falar em PowerPoint, mas com a ajuda das minhas colegas, eu conheci melhor este programa.
A Atividade 5, foi pesquisada no Portal do Professor. Aprendendo com os diferentes tipos de textos. Escolhi a aula, “Processos da leitura”. Para desenvolver a atividade 7, escolhi o “Projeto Alimentação” que foi desenvolvido no Centro de Educação Profª Alanira Benedita de Carvalho Brito”, uma escola especial mantida pela APAE de Inocência. As atividades foram realizadas com participação de todos os alunos, professoras e funcionários da escola.
Na Atividade 8, fiz apresentação, através de slides do meu projeto pesquisado.




Unidade 2

(Internet, hipertexto e hipermídia)


Iniciei a unidade 2, navegando em hipertextos na página da wikipédia.Conheci o que é hipertexto e procurei explorar vários hiperlinks. Aproveitando a oportunidade da pesquisa e sabendo que iria me ajudar no meu dia-dia, por trabalhar numa escola especial APAE e tendo alunos com essa deficiência é
que escolhi esse tema.Deficiência auditiva (também conhecida como hipoacusia). Adorei trabalhar com hiperlink. Na atividade 2.1/2 A e B. produzi no editor um pequeno texto, onde relatei minha experiência de navegação. A Atividade2. 3, entrei no Fórum e relatei um comentário da atividade da colega Dilna, que por sinal é uma profissional inteligente e muito competente. A atividade 2.4, estou realizando nesse momento: a criação de meu portfólio. Utilizando o conhecimento adquirido durante o curso, estou criando o que se chama de Hiperfólio, (um portfólio com hipertexto). A Atividade 2.5 deveria ser elaborada em dupla. Organizamos na APAE, as quatro professoras ( Dilna, Moralda, Silvana Cristina e eu), a coordenadora Pedagógica Lucimara e a Diretora Pedagógica Maria Amélia. Planejamos três atividades e as desenvolvemos, envolvendo todos os alunos da escola. Foi o máximo, pois vi nos olhos dos alunos a mágia do a emoção do saber.
Na atividade 2.6, desenvolvemos o que foi planejado anteriormente. Fotogramas todos os alunos da escola, inclusive fui a fotografa e montamos a atividade no PowerPoint. Procuramos uma imagem na internet. Fizemos algumas alterações, inserindo o símbolo. Da APAE. Adicionamos à imagem o nome de todos os alunos com link da foto. Toda a experiência foi registrada e postada na biblioteca como atividade 2.7, onde descrevo o projeto que desenvolvi, as característica da turma em que foi experimentado, os resultados obtidos conclusões, etc. Concluí esta unidade com a Atividade 2.8, onde criei um Pôster no PowerPoint, para apresentar aos colegas no próximo encontro presencial.



Unidade 3

(Prática Pedagógica e Mídias Digitais)


Comecei a terceira unidade realizando a Atividade 1 que era para ser realizada no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão sobre os seguinte questionamentos:
"Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"
Na atividade 2 assisti a um filme no Portal Curtas. Escolhi o curta metragem Velha História que conta a história de uma amizade entre umpescador e umpeixe, é um ótimo curta para trabalhar com as crianças. Esse curta é baseado num poema de Mário Quintana. Na Atividade 3 deste módulo era para entrar no Portal do Professor, Recursos Educacionais, assistir e analisar alguns vídeos interessantes, depois comentei no Fórum: "Recursos Digitais. Avaliação de Produtos Multimídia".
A atividade 4 também foi postada no Fórum: Depois de explorar os recursos audiovisuais existentes na escola ou "Vídeos da TV Escola" , fiz meu comentário no Fórum: "Avaliação de Produtos Multimídias. As atividade 5/6 foram realizadas em grupo, onde elaboramos duas proposta de trabalho com mídias digitais. Utilizando o PowerPoint elaboramos a apresentação de Semana do Excepcional e Semana da Pátria e foi publicado em Biblioteca:"Proposta de atividade".
As atividades 7/8, também em grupo, executamos com os alunos a aula planejada na atividade 5/6. A aula transcorreunormalmente, como foi planejado. Anotamos tudo o que aconteceu e tiramos várias fotografias para deixar registrado.
A atividade 9 foi realizada no editor de texto e acrescentamos os dados ao registro iniciados na atividade 5/6.
No Editor de Apresentação: preparamos um documento descritivo da atividade planejada e executada e publicamos no Blog pois não conseguimos postar no ambiente e-proinfo pois o arquivo é grande.
No encontro presencial apresentamos os dois filmes que nosso grupo do Centro de Educação Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito, uma escola especial mantida pela APAE de Inocência-MS.
A atividade 10 foi postada no Fórum "Avaliação", onde cada grupo avaliou as apresentações postadas pelos demais grupos, deixando um comentário com críticas ou sugestões.



Unidade 4

(Currículos, Projetos e Tecnologia)



A atividade 1 deste módulo foi realizada na aula presencial, após ler a entrevista do Pedro Demo e refletir sobre as diferentes formas de aprendizagem do aluno, era para ser postada no Diário de Bordo.
A atividade 2 foi realizada no Fórum: "Possibilidades de contribuições das tecnologias", era para comentar sobre as característica das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.
Na atividade 3/4/5, era para entrar no portal do professor, conhecer alguns projetos envolvendo o uso das tacnologias e que favoreciam a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens. Como nosso trabalho já estava bom, era só reelaborar os nossos Planos de aula "Semana da Pátria" e "Semana do Excepcional", conforme o roteiro disponível no Portal do Professor. Nosso Plano reelaborado foi postado no Portal doProfessor.
Na atividade 6, desenvolvemos o nosso plano de aula e relatamos no Fórum "Relato de projetos de trabalho".
Na atividade 7, era para ler alguns artigos e refletir sobre alguns conceitos de currículo e TIC e comentar as idéias dos colegas.
Terminamos o curso com atividade 8, navegando no Portal do Professor, explorando as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração e fazer um relato sobre a minha experiência com projeto usando tecnologia no currículo e comentar os relatos que mais me chamaram a atenção.
No encontro presencial no dia 28/09 realizamosuma avaliação sobre o curso e postamos na biblioteca.


Vejam o registro do nosso último encontro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário