terça-feira, 29 de setembro de 2009

Atividade 4.6 Fórum Relato de Projetos de Trabalho

Neuzimar Araújo Magri da Cruz


Enviada em Sep 25 2009 02:40:50:000PM

Fernanda Cristina de Oliveira Feltrin Sep 24 2009 10:31:21:000AM
Olá pessoal, deem uma olhada em nosso plano e digam se está legal.
Esperamos suas sugestões...
Alessandra, Fernanda e Márcio
Componente Curricular: Língua Portuguesa/Artes
Modalidade/ Nível de Ensino: 3º Ano do Ensino Médio.
Número de alunos: 15
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer a linguagem culta e informal, juntamente com as mudanças ocorridas com o novo acordo ortográfico e desenvolver a arte de se apresentar em público.

Duração da atividade
3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o alunos
O professores primeiramente trabalharam com os alunos os tipos de linguagem, as regras do novo acordo ortográfico e as técnicas de encenação de teatro.
Estratégias e recursos da aula
Para começar a desenvolver a aula os professores levaram para sala alguns textos com linguagem culta e informal, pediram para que os mesmos identificassem as diferenças e anotassem. Após isso os professores levaram para sala uma apostila contendo as novas regras ortográficas e trabalharam com os alunos em textos de linguagens diferentes as mudanças ocorridas.
Para começar a realizar o teatro, o professor de Artes ensinou algumas normas de encenação, como falas, gestos, como se comportar perante o público, como diminuir o nervosismo durante a apresentação etc. Feito isso os professores de Português produziram com os alunos o texto do teatro, distribuíram as falas para os personagens. No teatro que foi realizado com está turma havia onze personagens.
Após vários ensaios, os alunos apresentaram para a turma o teatro, que foi filmado e fotografado por eles.
Recursos Complementares
Microfones, câmera digital, apostila sobre a nova ortografia, textos para análise, vestuário feminino: saia, meias coloridas, vestidos, vestuário masculino: calça, camisa xadrez, chapéu de palha, botas.
Site de busca: www.google.com.br
Resultados obtidos: Os alunos se envolveram totalmente com a atividade, pois fizeram as analise dos textos em grupos, discutindo o assunto, montaram o texto do teatro com os professores expondo suas ideias com criatividade, ensaiaram com garra e determinação e a parte que mais gostaram foi a filmagem e as fotos, sendo que todos queriam filmar e fotografar um pouquinho.

Avaliação
Os professores avaliaram todo processo da atividade através das análises dos textos, criatividade da turma durante a elaboração do teatro, adequação as normas de encenação.

Olá!
Fernanda, Alessandra e Márcio!
Gostei muito da maneira como elaboraram este plano da aula.
Parabéns pelo profissionalismo que demonstraram no incremento conteúdo.
E com o uso dos recursos complementares vcs instigaram a curiosidade e criatividade dos alunos.
Com certeza deve ter sido um sucesso.
Parabéns!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário